Indice de Artigos
 
 

Inteligência Artificial na rede
 

Renato Sabbatini


É curioso como alguns aspectos revolucionários da Internet ainda não estão sendo explorados em todo o seu potencial. Um deles é a possibilidade de transformar o microcomputador do usuário em algo mais do que um simples terminal de acesso, através do sistema denominado "execução distribuída".

O que é isso? Os programas do tipo Netscape e Internet Explorer, a partir de sua versão 2, já permitem a execução de programas (softwares) nas CPUs do computador do usuário. A tecnologia mais recente é a Java, que consiste de um aplicativo usualmente pequeno (applet), que é descarregado para o computador do usuário quando ele acessa uma página na Web, e é executado localmente. É uma linguagem poderosa, que tem a vantagem de ser independente de plataforma.

Apesar disso, a maior parte dos sites na WWW ainda utiliza aplicações simples para a execução distribuída é raro encontrar usos das tecnologias de Inteligência Artificial, como os sistemas especialistas. Eles implementam conhecimento em alguma área especializada, e ajudam o usuário a tomar decisões, planejar, criticar, etc., procurando imitar a maneira como o intelecto humano funciona. Um bom exemplo é um sistema especialista na área médica, que pode auxiliar o profissional a chegar a um diagnóstico, com base nos sinais, sintomas e resultados de exames de laboratório ou outros. O resultado é enviado através da Web para o usuário que o solicitou. O bom de um sistema desse tipo é que ele pode ser usado de qualquer lugar do mundo, usando qualquer marca ou modelo de computador, a qualquer hora do dia.

No futuro, a Internet vai ser muito mais inteligente do que hoje, usando programas desse tipo. Um aplicativo de Inteligência Artificial que já está começando a fazer sucesso é o "softbot" ou "agente inteligente", um software que navega em sites específicos na Internet para colher dados de uma certa natureza. Por exemplo, os softbots do site MySimon são capazes de buscar um determinado item que você queira comprar, em centenas de sites de mercadores on-line, e volta com os preços. No Brasil já existe a série de "mineradores automáticos de dados" na UOL. Tem o PeopleMiner, o BookMiner, o DoctorMiner, o CDMiner, e muitos outros. A tendência de personalizar os sites também vai utilizar muitos recursos de Inteligência Artificial, assim como os sites de monitoração ativa dos hábitos de navegação e de consumo.

O céu é o limite quando se trata de fazer convergir várias tecnologias de Informática, tais como multimídia, hipertexto, Inteligência Artificial, bancos de dados, etc.



Renato M.E. Sabbatini é professor e diretor associado do Núcleo de Informática Biomédica da Universidade Estadual de Campinas, colunista de ciência do Correio Popular, e colunista de informática do Caderno Cosmo. Email: sabbatin@nib.unicamp.br

Veja também: Índice de todos os artigos anteriores de Informática do Dr. Sabbatini no Correio Popular.



Publicado em: Jornal Correio Popular, Campinas, 28/1/2000 .
Jornal: Email: cpopular@cpopular.com.br
WWW: http://www.cosmo.com.br


Copyright © 2000 Correio Popular, Campinas, Brazil