Os usuários de telefones celulares já estão enviando cerca de 10 bilhões de mensagens SMS por mês. Em dezembro de 2002, estimam os especialistas, serão 100 bilhões, ou uma média de 3 mensagens por dia por usuário. É uma taxa de crescimento de quase 200% ao ano, maior que da própria Internet. Se esta predição estiver certa, as tecnologias WAP (Wireless Access Protocol, a "língua" de acesso dos celulares à Internet), GPRS, 3G e outras, serão o principal modo de acesso à rede mundial. As razões são muito simples: um celular custa muito menos que um computador, e pode ser usado em qualquer lugar.
O interessante é que, apesar dos EUA serem hoje um gigante tecnológico, e o país em que todos prestam atenção quando se trata da criação e disseminação de novas tecnologias, desta vez ele perde para a Ásia e para a Europa. Os padrões de comunicação celular europeus são mais avançados do que os americanos e tornaram possível rapidamente o acesso à Internet. Empresas fabricantes de soluções celulares, como a Nokia (finlandesa), Siemens (alemã) e Ericsson (sueca), disputam pau-a-pau com a Motorola, Qualcomm e outras, em termos de preço, dominância de mercado e avanço tecnológico.
Basta ver que, depois dos EUA, os japoneses são o povo que mais usa celular no mundo: cerca de 40% da população! Destes, 8% utilizam a Internet através dos celulares. Por esse motivo, os japoneses enviam hoje 10 vezes mais mensagens SMS do que americanos e canadenses juntos: cerca de 2 bilhões por mês, em dezembro de 1999.
Aliás, depois de um começo
tímido, os japoneses também decolaram rapidamente no uso
da Internet: hoje são 20 milhões, o segundo maior usuário
do mundo, ultrapassando a Inglaterra e a Alemanha (com 16 milhões
cada) e o Canadá (com 14 milhões). Cerca de 20% dos lares
japoneses têm acesso à Internet. Estima-se que o Japão
terá 80 milhões de usuários de celulares e 78 milhões
de usuários da Internet em 2005, com 95% dos lares. E esse número
deve ser confiável, pois os japoneses são um povo sem as
fortes restrições quanto à distribuição
da renda que paises como o Brasil, têm, por exemplo.
Veja também: Índice
de todos os artigos anteriores de Informática do Dr. Sabbatini no
Correio Popular.
Publicado em: Jornal Correio Popular, Campinas, 30/62000
.
Jornal: Email: cpopular@cpopular.com.br
WWW: http://www.cosmo.com.br