Indice de Artigos

Internet Brasil 96

Renato M.E. Sabbatini

Este ano, a feira e congresso COMDEX'96 organizou, juntamente com o Comitê Gestor Internet do Brasil e a Rede Nacional de Pesquisa (RNP), a exposição Internet Brasil 96; uma ótima oportunidade para prestar contas ao público e reexaminar o desenvolvimento explosivo que a Internet teve no Brasil nos últimos doze meses.

O Comitê Gestor, para quem não sabe, é responsável pela coordenação dos serviços Internet no Brasil, principalmente no tocante à articulação de todas as iniciativas e esforços públicos e privados na área (http://www.cg.org.br). Foi instituído em meados de 1995 pelos Ministérios de Ciência e Tecnologia (Prof. Israel Vargas), e Comunicações (Sérgio Motta). O CG atua prioritariamente através de 16 Grupos de Trabalho, que reunem mais de 150 especialistas, e que cobrem as mais variadas áreas de desenvolvimento e aplicação da Internet, tais como educação, saúde, meio ambiente, bibliotecas, museus, ações comunitárias, empresas, engenharia de redes, tecnologia de software, etc. A RNP é o órgão do CNPq responsável pela coordenação e pela operação da infraestrutura de computadores, roteadores e telecomunicação que torna possivel a Internet no Brasil (http://www.rnp.br).

Um exemplo de atuação dos GT's é o Grupo do qual participo, que é o de saúde (GTS). O Grupo tem um orçamento inicial de 200 mil reais, sendo metade desse valor em dinheiro, metade em equipamentos doados pela IBM pela Lei de Pesquisa e Desenvolvimento em Informática, que permite às empresas descontar do Imposto de Renda os investimentos realizados até o limite de 5 %. Com isso, o GTS vai realizar um concurso público em nível nacional, que vai escolher as três melhores propostas de estabelecimento de um "site" da Internet com foco e aplicações na área da saúde. As instituições ou grupos que ganharem receberão um "kit" da IBM, contendo todo o equipamento, inclusive uma estação de trabalho RISC 6000 e sistema UNIX- compatível (AIX), para montar um servidor de WWW (World Wide Web), etc. Essa iniciativa é muito interessante para todos, pois permitirá que instituições que tenham ofertas interessantes de recursos de informação na Internet, possam colocá-los à disposição de todos os "navegantes" da rede brasileira.

Outras atividades do GTS envolvem a realização de congressos, cursos e reuniões sobre Internet aplicada à saúde, elaboração de cadastros, home-pages, publicações, etc., de grupos e indivíduos atuantes na área, e assim por diante. É mais uma atividade de fomento e de indução, do que de realização propriamente dita (isso um GT não pode fazer por conta própria). Outro importante papel do Grupo é analizar e aprovar projetos que mereçam a renúncia fiscal da Lei de Informática. Durante a primeira reunião do GTS, realizada na COMDEX, foi aprovado o projeto Hospital Virtual Brasileiro, que é realizado pelo Núcleo de Informática Biomédica da UNICAMP. Com isso, a UNICAMP estará apta a solicitar doações de parceiros empresariais, no espírito da Lei.

Em abril de 1995, o número de usuários da Internet no Brasil era estimado em cerca de 50 mil, a grande maioria (90 % ou mais) localizados na área acadêmica (universidades e centros de pesquisa). Atualmente, já são cerca de 300 mil usuários, crescendo a uma taxa de 5 % ao mês. O objetivo do CG é chegar à marca de um milhão de usuários, em 1997. Nossa fatia na Internet mundial deverá mudar do vigésimo- quarto lugar, em 1994 (com 0,4 % das redes conectadas) ao décimo-segundo lugar (com pouco mais de 1, 5 %, compatível com nossa colocação no ranking econômico). Na minha opinião, quando, e se isso acontecer, esse fato será memorável para um país em desenvolvimento, como o Brasil. Só existem vantagens nesse crescimento, e esperamos que o evento Internet Brasil 97 tenha muito mais coisas para demonstrar.


Publicado em: Jornal Correio Popular, Campinas, 17/9/96.
Autor: Email: sabbatin@nib.unicamp.br
WWW: http://home.nib.unicamp.br/~sabbatin Jornal: cpopular@cpopular.com.br

Copyright © 1996 Correio Popular, Campinas, Brazil