Um dos projetos do FUST pretende colocar acesso à Internet em 130 mil escolas secundárias públicas, projeto esse que já está sendo licitado pelo MEC. Outro projeto, do Ministério da Saúde, e que é coordenado pelo campineiro Arnaldo Machado de Souza, do DATASUS, vai colocar acesso rápido à Internet em 40.000 centros e postos de saúde em todo o Brasil.
Alguns estados estão fazendo projetos unificados, como o Ceará, onde estive recentemente, conhecendo as atividades de telessaúde. A Secretaria de Ciência e Tecnologia do estado prepara investimentos da ordem de 70 milhões de reais para dotar o Ceará da mais moderna e extensa infra-estrutura de fibras ópticas do país, na área pública, que abrangerá 43 cidades. Cada cidade terá um centro de videoconferência e laboratórios para o ensino prático na área de formação profissionalizante. As fibras ópticas e o satélite chegarão aos rincões mais afastados do alto sertão cearense, modificando profundamente as economias locais e alavancando o desenvolvimento humano. É um exemplo dignificante e pioneiro, que deve ser seguido por outros estados brasileiros!
Esses avanços me deixam muito entusiasmado e otimista. Embora tenhamos muitas deficiências no setor educacional, que passam por sérios problemas estruturais e humanos (inclusive o salário dos professores), notícias como a de que houve mais de 300 mil professores inscritos em um curso sobre o uso da TV na escola (dado pela UniRede, consórcio de universidades públicas brasileiras), indicam que temos um caminho brilhante a seguir nos próximos anos.
Veja também: Índice
de todos os artigos anteriores de Informática do Dr. Sabbatini no
Correio Popular.
Publicado em: Jornal Correio Popular, Campinas, 23/3/2001.
Jornal: Email: cpopular@cpopular.com.br
WWW: http://www.cosmo.com.br